quinta-feira, 5 de maio de 2016

Meditações em Romanos (parte 3)

📖 Meditando em Romanos 9:

Em Romanos 9, Paulo fala da profunda tristeza pelos israelitas, seus irmãos segundo a carne, mas não em Cristo. Quanto tenho sentido dessa mesma tristeza e compaixão pelos perdidos?! Deus sempre tem toda razão em tudo. A eleição não depende de nossas obras, mas da soberana vontade e propósito de Deus! Assim foi com Isaque, o filho da promessa. Assim foi com Jacó. Deus por sua misericórdia elegeu a quem Ele quis. E rejeitou a quem endureceu. Quem somos nós, seres humanos, pra questionar a vontade e o propósito de Deus? Se os vasos de sua ira foram feitos (e suportados por Ele com grande paciência) com o propósito de mostrar o grande poder e autoridade de Deus, quanto mais os vasos escolhidos para a honra e o louvor do Seu Nome!!! Se não fosse a misericórdia de Deus ter nos alcançado, estaríamos para sempre condenados juntamente com Sodoma e Gomorra. Se recebemos a Cristo, sejamos gratos a Ele com verdade, sinceridade e busquemos agradá-lo em tudo, pra que o Nome dEle seja glorificado em nós e através de nós.

📖 Meditando em Romanos 10:
Começando pelo final, que pra mim foi chocante!
A rejeição de Israel nos leva a ver a humildade de Deus! Imaginem o Soberano Criador estendendo as mãos pra um povo desobediente e rebelde! Isso abriu uma oportunidade para nós, gentios, de termos o privilégio de nos tornarmos filhos de Deus! Não somos por causa disso melhores do que Israel. Pois também não procurávamos a Deus nem perguntávamos por Ele. Quando Jesus diz que quem o vê, vê também o Pai (João 14:9), e afirma que é “manso e humilde de coração” (Mateus 11:29), podemos entender o porquê de Ele ter vindo ao nosso encontro, quando não tínhamos condições nenhumas de ir até ele por nossa própria conta. Cremos e recebemos a bênção da salvação unicamente pela Palavra da fé que ouvimos. O grave erro de Israel foi tentar estabelecer a sua própria justiça, rejeitando a justiça de Cristo, o único, por isso mesmo, capaz de nos justificar diante do Pai!
Nenhuma "justiça própria" poderia trazer a Cristo do céu ou fazê-lo ressuscitar por nós. Apenas Ele mesmo poderia cumprir toda a Lei de Deus e se tornar o nosso justificador, pelo Seu sangue puro e precioso! Bênção esta aceita por nós pela fé (que ele plantou no nosso coração) e confirmada pela confissão (pela boca). O Evangelho puro e simples! As boas novas (notícias) de salvação, a mensagem da cruz, do sangue e da ressurreição, que o mundo perdido precisa ouvir! Calcemos as sandálias com a preparação do Evangelho da Paz, sigamos as pisadas de Jesus!
Que Ele nos dê amor, ousadia e coragem e nos use para alcançar aqueles que ainda podem ser salvos nestes últimos dias! Antes que a porta da graça se feche!

📖 Meditando em Romanos 11:
O capítulo 11 de Romanos mostra como o nosso Deus é fiel à sua Palavra! Ele escolheu Israel e apesar de ser rejeitado por ele, não rejeitou o seu povo. Eu fico chocada quando vejo gente que se diz cristã e conhece a Bíblia com um discurso antissemita!!!
Ao invés disso, deveríamos ser mais gratos a Deus, pela benevolência que estendeu a nós, gentios, oliveiras bravas, de sermos enxertados na Oliveira verdadeira, e orarmos mais por Israel, que é pra nós hoje, como alguns teólogos afirmam, o relógio profético de Deus.
Os versículos 20 e 21 reprovam qualquer orgulho de nossa parte e fazem um chamado ao temor a Deus. Se não for assim, corremos o risco de ser cortados!
Depois que a igreja (as primícias ou os primeiros frutos) for arrebatada, Israel entenderá e poderá até ficar enciumado (como era um querer de Paulo em seu ministério de pregar aos gentios). “Todo o Israel será salvo” (v. 26). Jesus voltará com a sua igreja e salvará Israel!
O texto termina com um hino de louvor à “profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus!”. Que este louvor tome lugar em nossa mente e em nosso coração para sempre! Aleluia!!!

Romanos: 11. 33. “Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! 34. Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor? ou quem se fez seu conselheiro? 35. Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? 36. Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.” - Bíblia JFA Offline

📖 Meditando em Romanos 12:
Uma vez que recebemos a Jesus, em Romanos 12, o apóstolo Paulo nos exorta à transformação (mudança de vida) pela renovação de nossas mentes! O padrão mundano não serve mais pra quem está em Cristo. Nossa vida agora deve ser oferecida a Deus como sacrifício vivo, santo (separado) e agradável a Deus! O objetivo de tudo que somos, pensamos, fazemos deve ser o de glorificar a Deus em nosso corpo, alma e espírito!
E depois da exortação vêm uma série de recomendações práticas. Como corpo de Cristo, não devemos nos orgulhar de termos dons ou nos considerarmos superiores por conta disso. Muito pelo contrário, os dons nos foram dados pela infinita graça de Jesus e segundo a medida da fé de cada um, justamente para servirmos uns aos outros!
Ninguém recebe dons apenas para si mesmo! Precisamos ser zelosos, fervorosos no Espírito e usá-los para a edificação do corpo de Cristo. E há tanta diversidade de dons quanto há de membros! Glórias a Deus! Primeiramente, devemos servir aos irmãos da fé, mas não somente a eles, como também aos descrentes, mesmo que sejam nossos inimigos (quem sabe na família carnal, na vizinhança, no trabalho...), que é a parte mais difícil! Que o Espírito Santo nos conceda mais e mais do seu fruto de amor (que é sempre sincero, verdadeiro, autêntico), e nos capacite amar a todos da mesma maneira que somos amados por Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, gente!
Ficaria muito grata de saber quem passou por aqui. Deixe seu recado, sua opinião ou sugestão.