quinta-feira, 5 de maio de 2016

Meditações em Romanos (parte 4)

📖 Meditando em Romanos 13:
Romanos 13 fala que as autoridades foram instituídas por Deus, são servas dele, para punição dos malfeitores. Por isso devemos ser submissos a elas, desde que não firam a Palavra de Deus. Isso significa que por mais que discordemos da política dos governantes, devemos orar por eles e sempre que precisarmos nos manifestar contrários, que o façamos de forma respeitosa, sem xingamentos nem falsos testemunhos.
É fácil obedecer a um chefe no trabalho quando está tudo bem. O mais difícil é suportar injustiça. E mesmo assim, quando uma conversa franca não resolve, o melhor a fazer é nos submeter a Deus em oração e pedir que Ele haja em nosso favor, porque Ele é a nossa defesa quando somos injustiçados. No livro de Atos, Paulo se defende diante de autoridades, com argumentos muito bem feitos, mas mesmo assim, vemos a submissão dele diante de Deus pra suportar uma vida de sofrimento por amor ao Evangelho, depois de ter se convertido a Jesus, e ter passado de perseguidor a perseguido. Será que temos tido esse mesmo espírito submisso quando somos injustiçados?
A segunda parte fala do nosso dever de amar ao próximo e do fim dos tempos. Isso é muito importante, porque Jesus disse que nos últimos dias o amor de muitos esfriaria!
Os versículos de 11 a 14 são, de novo, instruções bem práticas de como devemos viver neste mundo:

Romanos: 13. 11. “E isso fazei, conhecendo o tempo, que já é hora de despertardes do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando nos tornamos crentes. 12. A noite é passada, e o dia é chegado; dispamo-nos, pois, das obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. 13. Andemos honestamente, como de dia: não em glutonarias e bebedeiras, não em imundícias e dissoluções, não em contendas e inveja. 14. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo; e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.” - Bíblia JFA Offline


É hora de ACORDAR porque Jesus está voltando!! Isso me lembra a parábola das 10 virgens, em Mateus 25. Todas dormiram. Mas à meia-noite (a hora mais escura, de trevas mais densas, como o tempo que vivemos, de passagem de um dia pro outro, significando o próprio ato do arrebatamento), despertaram com um grito: “Aí vem o Noivo!”. Esse grito tem ecoado nos quatro cantos da terra ultimamente. Só que apenas 5 eram sábias, estavam preparadas e entraram para as Bodas! Eram justamente aquelas que tinham azeite transbordante e suficiente de reserva para manter as suas lâmpadas acesas. Ou seja, elas estavam revestidas da armadura da luz! E vivendo uma vida de “santidade, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14)! Oremos e vigiemos! Jesus breve vem! Que Ele nos conceda a graça de vivermos cada dia de nossas vidas como se Ele voltasse agora. Que o nosso Deus Todo-Poderoso nos dê força e perseverança, para que possamos agradá-lo em tudo. Que nenhum pecado ou embaraço da vida nos impeça de amar a vinda do Senhor! Maranata!

📖 Meditando em Romanos 14:
Como filhos e servos de Deus, devemos viver de forma a agradá-lo em tudo o que comemos🍗, bebemos🍷, usamos👚 ou fazemos🔨, e não causar escândalo nem ser pedra de tropeço a ninguém, principalmente àqueles que são mais fracos na fé do que nós. Também não devemos julgar “o servo alheio”, quando ele faz algo diferente da nossa convicção. O amor deve reger nossas atitudes e decisões do que e de como fazer. Cada um deve tomar suas decisões e agir “plenamente convicto em sua própria mente” (v.5), viver por fé (porque na dúvida, se torna pecado), para agradar acima de tudo a Deus, sabendo que será a Ele que prestaremos contas de nós mesmos (e não dos outros).

Romanos: 14. 17. “porque o reino de Deus não consiste no comer e no beber, mas na justiça, na paz, e na alegria no Espírito Santo. 18. Pois quem nisso serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos homens. 19. Assim, pois, sigamos as coisas que servem para a paz e as que contribuem para a edificação mútua.” - Bíblia JFA Offline

📖 Meditando em Romanos 15:
Nesse capítulo, Paulo continua falando da importância de não agradarmos a nós mesmos e sim a Deus, amando ao próximo, principalmente os irmãos da fé, com um espírito de unidade, pois somos um em Cristo assim como Ele é um com o Pai. Termina exemplificando como os gentios participantes das bênçãos espirituais dos judeus serviam aos santos de Jerusalém, com seus bens materiais. Fala de seu ministério entre os gentios, dizendo que procurou pregar onde Cristo ainda não era conhecido. O testemunho dele e seu pedido por oração deve nos inspirar a orar pelos missionários de hoje, principalmente nos países onde a perseguição aos cristãos é maior.
O versículo 4 nos traz uma mensagem de esperança, perseverança e bom ânimo, que podemos obter lendo as Escrituras. O versículo 13 ressalta a alegria, a paz, a confiança e a esperança pelo poder do Espírito Santo em nossas vidas, e isso através do louvor a Deus (v. 9-11).

📖 Meditando em Romanos 16:
Paulo faz uma lista de saudação e recomendações com nomes de irmãos na fé, mostrando como ele conhecia o corpo de Cristo mais próximo de si. Hoje há tanta indiferença nos templos, que mal sabemos o nome das pessoas que sentam no mesmo banco que nós... Mas sempre há os mais chegados. Que possamos também ter a nossa lista de nomes para orar por nossos irmãos.
Fala também da necessidade de nos afastarmos dos que causam divisões, contendas no meio da igreja. Que Deus nos conceda a graça de sermos “sábios em relação ao que é bom, e sem malícia em relação ao que é mau” (v.19)! O versículo 20 diz que o Senhor esmagará Satanás debaixo dos nossos pés! Oh, glórias a Deus!!!
Paulo termina dando glórias ao nosso Deus, por sua sabedoria e revelação do “mistério oculto” (a Igreja, a salvação de gentios de todas as nações) pelas Escrituras Proféticas. O nosso Deus é Deus de mistério e revela a quem o quer no devido tempo. E podemos descansar porque Ele sempre cumpre suas promessas! Ninguém sabe quando (é mistério!), mas Jesus virá (muito em breve) para arrebatar a sua Igreja! Maranata!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, gente!
Ficaria muito grata de saber quem passou por aqui. Deixe seu recado, sua opinião ou sugestão.